26/09/2018

A parábola do fariseu e o publicano



Lucas 8

  • Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.

Fariseu (do hebraico פרושים) é o nome dado a um grupo de judeus devotos ao Torá, surgidos no século II a.C.. Opositores dos saduceus, criam numa Lei Orlal, em conjunto com a Lei escrita, e foram os criadores da instituição da sinagoga. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, cresceu sua influência dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".


O Publicano era um cobrador de impostos que o império Romano escolhia entre o próprio povo judeu para cobrar seu próprio povo em nome do império. Em vários textos da Bíblia essas pessoas eram comparadas aos piores tipos de gente: “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mateus 5.46). Observe como um publicano era vistos com certa negatividade.
De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, os publicanos eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. E sofriam um grande repúdio da casta religiosa dos fariseus.

Vemos 2 homens diante de Deus e buscando ao Senhor.

Um se achava justo e o outro se achava pecador.

Podemos concluir que o que se achava pecador acabou encontrando Deus, acertou o caminho para chegar a Deus porque entrou no templo buscando ao Senhor.

O outro que se achava justo não encontrou a Deus e acabou sendo condenado pelo Senhor, porque estava no templo buscando as falhas dos homens, estava preocupado com o que estava acontecendo com a vida dos outros ao invés de se preocupar com sua propia salvação. 

Deus tem  uma visão diferente da dos homens, Ele nos enxerga como filhos, independente dos nossos pecados.

O Publicano abriu seu coração reconhecendo seus pecados (assim como Davi no Salmo 51).

O Fariseu tentou tomar o lugar de Deus julgando as pessoas (assim como Satanás faz).

O Publicano entrou no templo buscando a Deus, colocou sua fé em pratica e se colocou na presença de Deus, abriu sua alma perante Deus, reconheceu suas falhas e se arrependeu de seu pecado.

O Publicano através de sua fé estava "olhando" para Deus !

Ele estava preocupado com seu pecado, com suas falhas diante dos homens e diante de Deus, seu foco era alcançar a salvação de sua alma e o perdão de Deus.

Se ele fosse se importar com as opiniões dos homens ele nem iria entrar naquele templo, pois o mundo já o condenou; o mundo e as vaidades o corromperam e esse mesmo mundo e a vaidade ( agora da falsa religiosidade ) o condenaram e já tinham dado o veredicto, que este homem não tinha mais salvação, na opinião deste mundo Deus nem iria prestar atenção num publicano daquela época; no entanto Deus não tem a mesma visão dos homens, o Criador do Universo pensa diferente dos homens deste mundo em trevas.

Deus nos vê como filhos, independente de nossos pecados, 

Ele sempre estará disposto a nos perdoar.

Ele não nos abandona, e nem pode pois seu Espírito está em todos os lugares ao mesmo tempo, esquadrinhando o coração de todos os homens deste mundo.
Na verdade somos nós que O abandonamos !



  • O Fariseu com sua arrogância estava olhando para as pessoas que estavam naquele lugar, "estava olhando para traz  ";

  •  olhava o que estava acontecendo neste mundo, buscava as falhas dos homens para apresentá-las diante de Deus, assim como Satanás faz Jô 1;

  •  tentava se mostrar diante de Deus como um homem santo sem falhas pois não conseguia ver suas atitudes diante da vontade e perspetiva de Deus;

  •  estava preocupado com as aparências deste mundo, com o que aos seus olhos e diante de seu pequeno pensamento parecia bom ou mal,

  •   não era um verdadeiro homem de Deus pois não buscava a sabedoria de Deus, não buscava a vontade de Deus, 

  • não aprendeu nada com os profetas e escrituras, apenas usava sua falsa moral diante da sua mente pequena para se sentir importante diante de um falso mundo e um Deus que se enquadrava na mente de homens mesquinhos,

  •  ou seja sua fé e esperança estavam enraizadas numa mentira criada de acordo com a vontade e sentimentos de homens falhos com uma visão pequena voltada para as coisas aparentes deste mundo.
Referência: SBB / Wikipédia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário