06/10/2018

A Cura do Cego de Jericó


Resultado de imagem para A cura do cego de Jericó

Marcos 10

46 foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho 47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

Esta passagem nos ensina a seguinte lição; 

Em qual palavra devemos crer e colocar nossa esperança :


*Para Bartimeu foi determinado pelo mundo em que vivia:

  • Que ele seria cego para o resto da vida
  • Que serviria de exemplo para o povo da época sob o domínio de Roma, pois segundo a história seu pai Timeu era um guerreiro israelita que tentou lutar contra a dominação romana sendo morto e seu filho Bartimeu tendo os olhos vazados como medida de terror para amedrontar a população local.
  • Ele deveria mendigar para o resto de sua vida.


  • Ele deveria ficar quieto ao ouvir que Jesus passava.

Para Bartimeu não havia uma saída pois ele não via esta saída, no entanto ele ouviu falar de Jesus e ouviu que Jesus passava naquele local.

Ele não podia levantar e ir ao encontro de Jesus porque havia uma multidão e ele não enxergava.

A única coisa que Bartimeu podia fazer naquele momento era gritar ( clamar) para que Jesus prestasse atenção nele, ele reconheceu quem era Jesus (filho de Davi) e clamou em alta voz pela misericórdia do filho de Deus.

Naquele momento podemos ver também que Jesus (a Palavra de Deus) passava, e Bartimeu com a sua fé se agarrou naquela Palavra que tinha ouvido a respeito do Salvador, reparamos que até o último momento o mundo queria que ele parasse (pediam para ele ficar quieto) no entanto ele lutou até conseguir sua benção não se importando com o que o mundo (as pessoas) ordenavam a ele.

Para quem estamos clamando ?
Bartimeu poderia diante daquela multidão clamar pelas esmolas dos homens em voz baixa, mas preferiu clamar em voz alta pela misericórdia de Deus.

Bartimeu poderia aceitar as palavras que ouvia do mundo ao seu redor, mas preferiu aceitar apenas a Palavra de Deus em sua vida, ele simplesmente não aceitou as palavras dos homens.

*Podemos tirar isso como lição em nossas vidas.

  • Em qual palavra estamos colocando a nossa fé 
  • Nas palavras deste mundo ou na Palavra de Deus ?
Fonte: SBB texto bíblico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário